A Escola

A nossa não é a história de um negócio. É história de pessoas. Pessoas que aprendem, pessoas que ensinam, pessoas que criam, planejam, as vezes sonham. Começamos em 2011, um tempo enorme para uma atividade online. Muitos de nossos alunos nos acompanharam por anos, e nossos professores também tiveram, quase todos, Italianonline como companheira de vida e trabalho por um tempo consideravel. As pessoas, precisam de tempo. Pegue um tempo para conhecer nossos professores: eles são Italianonline.

the_title()
the_title()

Alberto

Nasci em Passons, uma pequena cidade de 3000 habitantes, perto de Udine, Nordeste da Itália. Moro no Brasil desde 2006, me enraizei em Concórdia, no interior do estado de Santa Catarina. Gosto de respirar a natureza, ir de bicicleta e jogar futebol, atividade que me proporcionou muitas amizades aqui no Brasil! Desde 2023 tenho um delivery de pizzas redondas, “in teglia”, focaccias, pães de fermentação natural e outros tipos de produtos como Panettoni e Colombe. Todas receitas essas que
aprendi a fazer na Itália com um toque de “brasilianidade”.
Italianonline é para mim uma iniciativa que liga a internet com o ensino da língua italiana. O legal é que atrás da tecnologia tem pessoas normais, simpáticas, que ensinam de uma forma diferente e rica. Eu gosto de ensinar, especialmente quando vejo a paixão com que os estudantes se aproximam de uma língua e uma cultura fascinante e complexa como a italiana.

Em minhas aulas me esforço para fazer com que cada palavra, frase, conceito esteja totalmente esclarecido e gosto de resolver todas as dúvidas antes de prosseguir.

the_title()

Andrea

Nascido em maio de 1985, sou natural da cidade de Andria, localizada na região da Puglia, no sul da Itália. Um lugar lindo e acolhedor, que amo profundamente — uma terra riquíssima em história, sabores e perfumes, onde se produz um dos melhores azeites de oliva do mundo.

Foi em Andria que, em 1956, Lorenzo Bianchino inventou a famosa burrata, em uma fazenda aos pés do nosso maravilhoso Castel del Monte, obra-prima da arquitetura mundial tombada pela UNESCO.

Lá passei os primeiros 19 anos da minha vida, até me mudar para Pádua, uma cidade encantadora na região do Vêneto, no nordeste da Itália, onde me formei na Faculdade de Psicologia.

Em 2009, participei do Servizio Civile Internazionale, um programa do governo italiano criado para promover a paz, a cultura e a amizade entre os povos. Foi essa experiência que me deu a oportunidade de viajar para o Brasil e passar 12 meses na cidade de Guarulhos – SP.

O amor pelo Brasil foi à primeira vista. Após três anos vivendo na Bahia — mística região onde nasceu minha esposa e a nossa segunda filha — e trabalhando com um projeto do programa italiano de Serviço Civil, voltei a morar na Itália, na maravilhosa região de Marche, no centro-leste da península.

Promover a cultura italiana faz parte da minha vida no Brasil e, por meio da inovadora escola Italianonline, posso ensinar e transmitir, também virtualmente, a língua e a cultura que tanto amo!

the_title()

Claudia

Venho de Ancona, uma cidade do centro da Itália, que até hoje continua sendo o meu porto seguro. Sempre que volto do Brasil, passo um bom tempo por lá para recarregar as energias nas lindas praias da Riviera del Conero, vendo o nascer do sol na praia, criando boas memorias ao lado da minha família… e, claro, aproveitando a ótima comida preparada pela minha mamma.
Moro em Curitiba há mais de 10 anos e, além de dar aulas de italiano, atuo como designer de móveis.
Amo uma boa conversa, risadas, cantar, tenho uma paixão enorme pela cozinha e adoro os animais.
Trabalho com Italianonline há um bom tempo e o que mais gosto da escola é a conexão genuína que se cria entre professor e aluno: é possível ensinar a alguém que está a milhares de quilômetros de você e a distância, de certa forma, desaparece. Gosto de compartilhar meu conhecimento sobre meu idioma e minha cultura e ver o entusiasmo do aluno ao se aprofundar, despertando a curiosidade para aprender cada vez mais.
O Brasil representa minha segunda casa e o povo brasileiro sempre me acolheu de braços abertos, portanto a aula representa um momento de grande conhecimento, troca e riqueza, para mim também. Através dos alunos, tenho a possibilidade de conhecer cada vez mais este lindo país.
Antes de qualquer coisa, acredito que o aluno precisa se sentir confortável e a vontade durante as aulas; por isso, tento criar um ambiente de conversa aberta, onde ele se sinta encorajado a fazer perguntas e esclarecer todas as dúvidas que surgirem.

the_title()

Cristina

Nasci e cresci em Turim, no norte da Itália, mas há cerca de três anos moro na Bahia, no Brasil. Amo viajar, descobrir novas tradições musicais e culturais, me conectar com a natureza e praticar capoeira, tocar instrumentos de percussão e dançar. Além da música, sou apaixonada por gastronomia. Gosto de experimentar novos pratos e de me aventurar na cozinha.

Cheguei ao Brasil em 2022 com um contrato de trabalho de um ano para um projeto social na periferia de Juazeiro, na Bahia. Rapidamente me apaixonei pela Bahia, pelo espírito alegre e acolhedor dos brasileiros, pela música e pela capoeira. Ao final do contrato, decidi me estabelecer no Brasil para me aprofundar ainda mais na cultura brasileira, rica em cores, sons e tradições.

Há alguns meses comecei a trabalhar na escola Italianonline, uma experiência que tem se mostrado gratificante e envolvente. A escola possui um programa bem estruturado e eficiente, o que torna o ensino ainda mais prazeroso. Tenho a oportunidade de ensinar minha língua materna para pessoas de diferentes culturas e origens, conhecendo alunos de várias partes do Brasil.

Além do meu trabalho na escola, também atuo como aprendiz na construção de instrumentos musicais de percussão brasileiros, como a alfaia e a zabumba, utilizados em gêneros musicais tradicionais como o maracatu e o forró. A combinação desses dois trabalhos me permite apreciar ainda mais as diferenças e semelhanças entre a Itália e o Brasil, conectando essas duas culturas.

the_title()

Fabio

Meu nome é Fabio, sou professor de Italianonline desde 2014.

Nasci em uma pequena cidade no centro-norte da Itália: Santarcangelo di Romagna. A minha região tem roça, mar, cidades lindas, um grande espírito acolhedor e uma comida maravilhosa! Passei minha infância e adolescência em Santarcangelo, e com 19 anos me mudei, para fazer faculdade de Filosofia em Bologna… e me apaixonei também por essa cidade! Bologna é incrível, cheia de vida, atividades interessantes, cultura e pessoas.

Em 2012 tive a oportunidade de vir ao Brasil e coloquei um terceiro lugar na minha lista de favoritos… agora minha vida se divide entre Belo Horizonte e as minhas cidades na Itália.

Adoro valorizar a riqueza das diferenças: aprender um novo idioma é uma grande oportunidade para se abrir a um novo mundo!

the_title()

Luca

Me chamo Luca, vivi em Belo Horizonte desde os 5 anos de idade, tive uma passagem por Bologna, voltei para BH e hoje voltei novamente para Roma, a cidade eterna, minha cidade natal. Tenho duas línguas maternas, família, histórias, amigos e vida nos dois países.
Me formei em História, e trabalho há alguns anos como professor de história e também de italiano. O que gosto das aulas de línguas é o encontro prazeroso e a troca entre culturas e pessoas diferentes.
O fato de ser falante nativo do italiano e do português, além de ter uma boa vivência de ambas as culturas, me permite compreender as necessidades dos brasileiros que querem explorar a língua e a cultura italianas.

Gosto de conhecer as pessoas, seus interesses, e de ajudar a construir uma ponte entre elas e o riquíssimo universo italiano: hábitos, história, arte, língua, dialetos, música, comida.

the_title()

Maria

Meu nome é Maria Bernardetta, nasci em Napoli, uma linda cidade do Sul da Itália, cheia de vida, alegria e comida boa e explosiva assim como o Vesúvio!
Em Napoli cresci e me formei em “Preservação dos Bens Culturais”, por amor à arte e à cultura do meu País.
Em 2008 deixei a Itália para vir morar no Brasil, em Rio de Janeiro, minha segunda casa, onde criei raízes. Desde 2009 ensino língua italiana aos brasileiros que por várias razões querem se aproximar ao meu idioma, à minha cultura e à minha terra e faço isso com verdadeira paixão!
Depois de 15 anos na Cidade Maravilhosa voltei para Itália com meu marido e meu filho e atualmente moro na região Puglia, no lindo Salento. Além de ensinar italiano amo a arte e o artesanato e, sempre que puder, solto minha imaginação para realizar pequenos objetos de artesanato utilizando materiais naturais como conchas, pedras, pinhas etc que encontro durante meus passeios na natureza.
Adoro ensinar e procuro fazê-lo de forma leve e prazerosa, tentando transmitir aos alunos, além da gramática, a beleza e a riqueza da cultura italiana.

the_title()

Marika

the_title()

Matilde

Olá! Meu nome é Matilde (um nome que, curiosamente, tem uma pronúncia bem diferente em italiano! Uma das coisas mais divertidas quando cheguei ao Brasil, sem conhecer o português, foi aprender a dizer o meu nome).

Gosto de música (canto e toco violão), de cozinhar, de viajar… sou uma pessoa extremamente curiosa, e isso me leva a embarcar em muitas aventuras malucas. Até literalmente: a primeira vez que fui para o Brasil, cheguei de barco!

Lá conheci uma associação em Recife que trabalha com crianças e jovens de uma comunidade para promover a cultura e o bem-estar. Me apaixonei pelo projeto e, ainda hoje, ele é a minha família brasileira. Sou fã das culturas populares brasileiras, adoro capoeira e as músicas nordestinas.

Também sou muito enraizada no meu país, que posso dizer conhecer bastante bem, porque desde pequena sempre viajei muito. Gosto da sua geografia e história, da música e do cinema, sobretudo o mais antigo… Tenho interesse em gastronomia, nos saberes tradicionais, nos dialetos e em tudo aquilo que, infelizmente, está se perdendo por causa da globalização.

Trabalho como educadora e professora de italiano, e sou apaixonada por esses dois trabalhos. Comecei a ensinar italiano em Bolonha, em um coletivo criado para ajudar pessoas migrantes a aprender o idioma e a criar um espaço de encontro e amizade. Foi assim que, ainda vários anos antes de chegar ao Brasil, conheci Paulo Freire, uma figura muito inspiradora para mim. No Brasil, conheci a Italianonline, que me permitiu manter a vida nômade daquela época e também preservar o laço entre dois mundos, a Itália e o Brasil. Amo esse trabalho porque me faz conhecer muitas pessoas e ouvir suas histórias, e também porque gosto de acompanhar as pessoas no processo criativo e mágico da aprendizagem.

the_title()

Priscilla

the_title()

Sara

Nasci em Motta di Livenza e cresci em Santo Stino di Livenza, na região Veneto, mas a “minha” cidade é com certeza a belíssima e maravilhosa Veneza! Depois de alguns anos morando no Brasil voltei para minha terra, onde estou morando atualmente, mas sempre trabalhando com as aulas de italiano online.

Gosto muito da escola pela metodologia clara, organizada e ao mesmo tempo dinâmica, com grande foco na aplicação prática. Um dos pontos de força é a relação que se cria com os alunos, aos quais tento apresentar a cultura, as tradições e a complexidade da língua.

Ensinar italiano para mim é transmitir as minhas origens, minhas raízes, minha língua em um país estrangeiro; É uma ocasião para conhecer novas pessoas e ampliar os horizontes.

the_title()

Sofia

Sou Sofia, natural de Pádua. Minha alma sempre foi inquieta, em constante busca por novas experiências. Esse desejo de descobrir novos horizontes me levou a cultivar uma profunda paixão por viagens e pela imersão nas diversas culturas do mundo. Aos 19 anos, dei o primeiro grande passo ao embarcar em uma viagem para a Inglaterra, onde vivi por mais de três anos e meio, abraçando a rica cultura britânica. Iniciei então um percurso para me tornar Professora Montessori, fascinada pelo poder transformador do método Montessori na educação. Após obter o diploma Montessori, enriqueci minha trajetória profissional com um ano de trabalho na Espanha, em uma escola Montessori bilíngue, onde tive a oportunidade de lecionar tanto em inglês quanto em espanhol. Na Espanha, senti um profundo senso de pertencimento e acolhimento, mas o destino, com seus caminhos intricados, acabou me conduzindo de volta à Itália. Logo minha sede por aventuras me levou ainda mais longe, até o Brasil. Minha jornada nessa terra encantadora teve um impacto tão profundo que me trouxe não apenas novas experiências, mas também o amor da minha vida: meu marido. Esse amor transformou o Brasil na minha nova moradia permanente.
Em minhas aulas, gosto principalmente de criar um ambiente sereno e dinâmico, no qual os alunos se sintam livres para se expressar.
Fora do ensino, adoro cozinhar e ler.
Trabalhar com a Italianonline, para mim, significa fazer parte de uma comunidade viva e forte, que valoriza o encontro entre culturas, que foi tão importante em toda minha vida.

the_title()

Tatiana

Nasci em Busto Arsizio, uma pequena cidade perto de Milão, onde me formei em Comunicação e Relações Públicas.
Me apaixonei pelo Brasil e pela língua portuguesa por acaso, graças a uma amiga brasileira que me convidou para passar um tempo na casa dela em Salvador, no ano 2000. Um ano depois, na Itália, conheci meu marido (brasileiro), formamos uma família e tivemos dois filhos, até que nos mudamos – no final de 2013 – para Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.
Em abril de 2024, decidimos voltar para a Itália, para a minha cidade natal, onde moramos atualmente e onde sou professora no Ensino Fundamental I.

O trabalho de ensinar a língua italiana me proporciona uma experiência incrível: a oportunidade de divulgar a cultura de um país tão pequeno, mas tão rico; uma língua melódica, cheia de sentimentos e apaixonante. E poder fazer isso com pessoas que estão fisicamente a milhares de quilômetros de distância amplifica ainda mais essa experiência!

the_title()

Tiziana

Sou Tiziana, natural de Santa Margherita Ligure e residente em Gênova, uma cidade fascinante, com uma atmosfera única e um porto que conta histórias de trocas entre culturas.
Atualmente leciono Linguagens Setoriais do Português na Universidade de Gênova e, no passado, trabalhei por muitos anos como tradutora técnica e editorial, uma experiência que me permitiu aprimorar minha capacidade de trabalhar com línguas e literaturas. Gosto de compartilhar a paixão pelas línguas e pela cultura e me empenho sempre em tornar minhas aulas estimulantes e envolventes.
Minha “especialidade” como professora é que procuro sempre trazer a aula de volta para a gramática, pois acredito que ela seja um aspecto maravilhoso da língua. Ela não é um conjunto de regras para decorar, mas uma chave para compreender como uma língua funciona, como as frases são construídas, como um pensamento é expresso. Gosto de mostrar aos alunos o quanto esse aspecto pode ser fascinante.

Uma paixão minha que não tem nada a ver com línguas é a dança clássica, que me permite expressar emoções de uma forma completamente diferente e me proporciona uma sensação de equilíbrio que acho difícil alcançar em outras áreas.
Adoro o Brasil, suas tradições e, sobretudo, sua literatura. Sou apaixonada por Jorge Amado, que conseguiu retratar o Brasil de maneira profunda e autêntica. Sua capacidade de misturar realidade e mito e de descrever o cotidiano de forma tão vívida é o que mais me encanta.

Trabalhar na Italianonline me dá a oportunidade de ensinar alunos de todas as partes do mundo, o que para mim é um enriquecimento constante. Gosto da abordagem dinâmica e internacional que essa escola oferece, e da autenticidade das relações com os alunos. Algumas delas acabaram se transformando, ao longo do tempo, em amizades sinceras e duradouras.

Vamos nos conhecer!

A melhor forma de entrar na família de Italianonline é participar de uma conversa orientativa de apresentação dos cursos, onde esclareceremos todas suas dúvidas.

Clique no botão para conversar com a equipe de Italianonline.

Pode também nos escrever aqui: info@aulaitalianonline.com.br

 

© 2025

Desenvolvido por RMachado