20 maio Firenze: o berço do Renascimento
Eu já te conheço! Se você foi parar aqui no nosso blog é porquê você tem um sonho, e eu sei exatamente qual é. Começa com o I de Inesquecível, continua com o T de Toscana, o A de …”Ainda não entendeu?”… Advinhei? Seu sonho e a Itália! E não é por acaso que a segunda letra desse sonho é o T de Toscana. Quando for realizar esse sonho, a Toscana deverá absolutamente fazer parte dele, como deve fazer parte dele a capital dessa região, Firenze!
Todo ano milhões de pessoas visitam o “berço do Renascimento”, essa cidade da Toscana que, durante uma longa época, foi o centro cultural e artístico da Europa e do mundo inteiro…Para todos os maiores artistas do Renascimento era simbolo de glória e orgulho deixar algo de própria criação nessa cidade.
Nome | Firenze |
Região | Toscana |
Número abitantes | 382 929 |
Apelido | Culla del Rinascimento – O berço do Renascimento |
Nome abitantes | Fiorentini |
Padroeiro da cidade | San Giovanni Battista |
Dia de comemoração | 24 giugno |
Te deixei com um pouco de curiosidade? Vou ser sincero com você…tem coisas que as palavras não podem descrever: andar pelas ruas onde o Michelangelo, o Leonardo e o Dante cresceram é uma experiência incrível!
Em Firenze temos praticamente tudo: monumentos e uma arquitetura que não tem iguais no mundo, museus e obras de arte únicas que todo o planeta inveja, uma comida SEN-SA-CIO-NAL, e, só porque não queremos que nada faça falta, um povo super simpático e acolhedor. Não apenas isso: Firenze, que fica no centro da Toscana, é um ponto de partida perfeito para ter acesso a essa região maravilhosa, e conhecer outras cidades como Siena, San Gimignano, Pisa, Lucca, e a vale do Chianti. É na Toscana que você pode respirar aquele “ar” cheio de história e magia que só quem passou pelo menos um dia nesta cidade conhece de verdade.
Você precisa conhecer
“Mas me conta, de onde que eu começo?”
Calma, calma: estou aqui para te ajudar! Quer um conselho? Reserve bastante dias à sua viagem na Toscana! Nunca vão ser suficientes, mas nunca vão ser demais. E, pra começar, aqui os três lugares onde você pode começar a sua experiência Fiorentina.
- Piazza del Duomo: esse é o verdadeiro coração da cidade! A grande praça dominada pelo Duomo, com a famosa cúpula construida por Brunelleschi, e pelo Battistero: duas construções que viraram o símbolo de Firenze. A construção do Duomo demorou quase duzentos anos! E, sim, nós temos o privilegio de poder admirar essa beleza, a terceira maior igreja do mundo. Uma dica? A fila para entrar é uma grande prova de paciência: o conselho é de ir de manhã bem cedo. Os horários de visita mudam dependendo da época do ano, e o valor do pacote Duomo+Cupola+Battistero é de 15 euros. Para visitar a cúpula é necessário fazer a reserva e…se preparar a enfrentar 463 degraus!
- Ponte Vecchio: é ele, o lugar mais sugestivo e romántico da cidade. A ponte mais antiga de Firenze, que atravessa o rio Arno e oferece uma vista maravilhosa e inesquecível. Podem levar o próprio companheiro/companheira, mas com cuidado! Em cima da ponte tem as antigas, famosas e carissimas lojas de ourives… Alerta: pedidos de casamento muito frequentes!
- Galleria degli Uffizi: quem nunca ouvi falar dos famosos Uffizi? É um prédio histórico que abriga um dos mais famosos museus do mundo, com a maior coleção existente de obras do Renascimento. Reservem pelo menos uma tarde inteira para visitar essa enorme exposição! Fica aberto de terça a domingo, dàs 8:15 às 18:50, e o ingresso é de 16,75 euros.
Pra comer rezando
Senta, precisamos convers…não! Precisamos comer! A Toscana é provavelmente um dos lugare mais conhecidos no mundo inteiro pela qualidade e variedade de comida e vinhos. Como não falar da bistecca alla fiorentina, das pappardelle al cinghiale, às carnes, os salumi, os queijos (melhor, formaggi), o especial pane toscano, sem esquecer do vinho Chianti?
Como falam os italianos “pancia mia fatti capanna!” (Quem sabe traduzir esse ditado? Escreva aqui nos comentários!)
Onde e quanto:
-
- 10-25 euro: Trattoria da Giorgio, via Palazzuolo 100R
-
- 20-40 euro: I’ Brindellone, Piazza Piattellina 10-11/r
-
- acima de 50 euro: Il Palagio, Borgo Pinti 99
Isso é tudo? Não! Isso é apenas o começo. Deixe a cidade te mostrar as próprias belezas e os próprios segredos. As ruas de Firenze assistiram a séculos e séculos de história, grandes personagens, e milhões de pessoas que dentro desse ambiente nasceram, cresceram, se apaixonaram…
Entre essas tem uma personagem bem especial: a própria lingua italiana! Você sabia que a lingua italiana é principalmente baseada no dialeto toscano de Firenze? Tudo isso principalmente graças a um narigudo italiano bem famoso, o Dante Alighieri. Provavelmente o mais importante escritor, intelectual e poeta italiano de sempre. Italiano, toscano, e fiorentino, obviamente!