Itália de trem!

Itália de trem!

A Itália é um país relativamente pequeno, mas muito vário, como sabe toda pessoa que já viajou um pouco pela grande bota. Existem várias opções para se deslocar dentro do país, e uma das melhores com certeza é o trem.

Andar de trem é uma belíssima experiência: dá para aproveitare as paisagens, sem se preocupar em dirigir e estacionar, é bem mais econômico que o carro, e muitas vezes é também a opção mais rápida.

O artigo de hoje é um pequeno guia para você que precisa planejar sua viagem de trem na Itália. Andiamo!

Os tipos de trem

A primeira coisa importante que você precisa saber é: existem vários tipos de trem, cada um com uma funcionalidade e propósito específicos. Os principais são:

  • Treni ad Alta Velocità: são os trens mais rápidos (podem superar os 300 km/h de velocidade), e conectam apenas as principais cidades do pais, porque precisam de um trilho específico. Para alcançar algumas cidades, parte do percurso pode acontecer no trilho normal – com velocidade reduzida. O valor das passagens do trem em alta velocidade é variável, funciona de forma semelhante às passagens de avião, e no bilhete sempre tem assento marcado. Para economizar é útil comprar com antecedência, viajar em horários com menor procura, e ficar de olho nas promoções (a Trenitalia faz sempre 2×1 aos sábados).

  • Treni Intercity: são trens que conectam as cidades principais, nos trilhos tradicionais e com velocidade máxima de 200 km/h. Alguns podem ser noturnos (Intercity Notte) e todas passagem têm assento marcado. Os valores são geralmente tabelados e não mudam em diferentes datas e horários. São uma ótima opção para chegar nas cidades onde os Trem de alta velocidade não chegam.

 

  • Treni Regionali: sâo os trens mais comuns para se deslocar dentro da mesma região (ou em regiões próximas). São mais lentos (a velocidade média é 100 km/h), e param em quase todas as estações. É importante prestar atenção, porque alguns destes trens (especialmente o Regionale Veloce) podem pular as estações menores. Os trens regionais não tem assento marcado, mas geralmente oferecem primeira e segunda classe, com uma pequena variação de preço. Quando se viaja de regional, é importante lembrar que são trens muitas vezes utilizados para trabalhadores e estudantes, então em algumas faixas horárias (7h – 9h e 17h – 19h) ficam muito cheios.

 

As empresas de trem

Fora algumas empresas que atuam em regiões específicas (como a Trenord – no norte da Itália, a Circumvesuviana – entre Napoli e Sorrento) existem duas empresas que funcionam em nível nacional.

  • Trenitalia: é a principal empresa que fornece o servício de transporte ferroviário, nas três tipologias que mencionamos (Treni ad alta velocità, Treni Intercity, Treni regionali). Os trens em alta velocidade de Trenitalia se chamam de Frecce (Frecciarossa, Frecciargento, Frecciabianca), e no site www.trenitalia.com  podemos encontrar todos os horários e reservar as passagens. No site www.viaggiatreno.it/ podemos verificar em tempo real os horários dos trens, atrasos e os binários de parada.
  • Italo: este trem pertence a uma outra empresa (Nuovo Trasporto Viaggiatori), que fornece apenas o serviço de trem em alta velocidade. www.italotreno.it é o site para compra de passagens, e também para verificar horários e binários, em tempo real.

 

Agora, algumas dicas importantes!

  • No caso de viagem usando trem em alta velocidade, comprar com antecedência ajuda economizar bastante, assim como ficar de olho nas promoções. Existem opções de passagem com desconto que não permitem troca ou rembolso, assim como opções que permitem mais flexibilidade.
  • É sempre bom chegar com um pouco de antícipo na estação. As estações de trem, especialmente em horário de pico, podem ficar um pouco confusas e cheias de pessoas.
  • As estações maiores contêm muitos serviços: bares, restaurantes, lojas, guarda-volumes, bancas de revistas, pontos de informação e troca de bilhete. As menores podem nem conter bilheitarias: neste caso existe geralmente uma máquina automática.
  • Infelizmente, em muitas cidades, o ambiente ao redor das estações de trem não é dos melhores. Devido ao grande movimento de pessoas, é sempre bom tomar cuidado. Em muitas cidades é mais indicado procurar um hotel que não fique tão próximo da estação.
  • Algumas cidade têm mais de uma estação, então reservem a passagem para o destino certo! Em Roma as principais são Roma Termini, Roma Ciampino, Roma Tiburtina, em Florença Santa Maria Novella, Campo di Marte, Rifredi.
  • Última indicação: muitos bilhetes precisam ser carimbados! As máquinas são geralmente facéis de achar e ficam espalhadas na estação, em proximidade dos binários.

Mais alguma dúvida? Escreva nos comentários!

Buon viaggio!

Italianonline Escola de Língua Italiana
info@aulasitalianonline.com.br