Napoli è mille colori…

Napoli è mille colori…

Como cantava Pino Daniele, Napoli é mil cores, é a voz dos napolitanos, é sol, é mar! Quem já teve a oportunidade de conhecer esta cidade entende perfeitamente o que queremos dizer: a cultura, o folclore, a atmosfera e o espírito de Napoli são únicos no mundo, e vão te capturar e marcar para sempre.

Napoli não é apenas a cidade da pizza (a melhor do mundo!) e do vulcão Vesúvio: foi capital do Reino do Sul da Itália e por séculos referência cultural e artística da Europa inteira, preserva um centro histórico que é reconhecido Patrimônio UNESCO, e possue uma tradição gastronómica das mais famosas e apreciadas no mundo inteiro. E, para completar, fica próxima a lugares como o sítio arqueológico de Pompéia, antiga cidade romana que foi submersa por uma erupção do Vesúvio, e a Costiera Amalfitana, pedacinho de costa de incrível beleza, com cidades lindas como Amalfi, Positano e Ravello.

Nome Napoli
Região Campania
Número abitantes 955 934
Apelido Napule (em dialeto)
Nome abitantes Napoletani, Partenopei
Padroeiro da cidade San Gennaro
Dia de comemoração 19 settembre

 

Você precisa conhecer

O escritor francês Stendhal, ao se despedir de Napoli, escreveu: “Tenho que partir. Nunca vou esquecer a rua Toledo e todos os bairros da cidade: aos meus olhos é, sem dúvida, a cidade mais bonita do universo“. De Napoli é bom conhecer um pouco de tudo: as ruas, os restaurantes, os múseus, os prédios históricos, a natureza, o mar, o Vesúvio. Aqui uma pequena lista, a nossa top 3 dos lugares que não podem faltar na sua visita!

  • Spaccanapoli: é o coração do centro histórico. Uma rua que divide (“spacca”) a cidade em duas partes, norte e sul. Ao longo dessa rua tem tudo o que a cidade tem a oferecer: igrejas, monumentos, prédios, restaurantes, bares e pizzarias tradicionais. É aqui que a cidade tem mais vida, que os napolitanos e os visitantes se encontram, de dia e de noite. Deixe-se guiar pelo seu intúito e vai descobrir os melhores lugares!

  • Piazza del PlebiscitoÉ a praça principal, símbolo da cidade. Se encontra no final da Rua Toledo, próxima ao bairro espanhol e ao Maschio Angoino (outros lugares que merecem uma visita!). Uma praça gigante, próxima ao mar, e em frente à qual se abrem o Palazzo Reale, com as estátuas dos 8 reis mais importantes da cidade, e a Basilica de San Francesco de Paola. Próximo a praça, temos também dois lugares imperdíveis: o Caffé Gambrinus, e o Caffé del Professore, onde tomar o típico café napolitano: uma delícia!

 

  • Pizza: Ok, a pizza não é exatamente um lugar. Mas podemos considerá-la um verdadeiro monumento da cidade. Afinal, a pizza nasceu aqui, e daqui se espalhou pela Itália e pelo mundo todo: até a pizzaria que fica na esquina da sua rua tem origens aqui, em Napoli. Não é por acaso que pizza é a palavra italiana mais conhecida no mundo! E, para quem visita Napoli, é obrigatório comer uma pizza em uma pizzaria tradicional. Qual? Têm muitas, em todo canto da cidade, mas… O que aconselhamos são duas das mais famosas e tradicionais (cuidado: pode ter bastante fila, mas te garanto que vale a pena e o preço é honesto). São: Pizzeria Sorbillo (Via dei Tribunali 32) e Antica Pizzeria da Michele (Via Cesare Sersale 1).

 

Para comer rezando

Já falamos da pizza, mas a comida em Napoli não é apenas isso! A gastronomia napolitana é baseada em ingredientes de excelente qualidade, que vão do peixe e frutos do mar até a autêntica mozzarella di bufala, dos limões da região de Sorrento até os legumes que neste lugar, cheio de sol e próximo ao mar, adquirem um sabor intenso e único. Aqui a nossa escolha de restaurantes (de pizzarias já falamos acima):

Onde e quanto:

  • Trattoria Nennella, Vico Lungo Teatro Nuovo, 103 – 10 a 20 euros

 

  • La stanza del gusto, Via S.Maria Di Costantinopoli, 100– 20 a 40 euros

 

  • Terrazza Calabritto, Piazza Vittoria, 1 – Acima de 40 euros 

 

 

E, pra finalizar e te deixar com mais vontade, aquela música que mencionei no começo, Napule è, do grandíssimo Pino Daniele. Tem um ditado, muito conhecido na Itália: “quando você vem em Napoli, você chora duas vezes: quando você chega, e quando vai embora“. Napoli é uma cidade diferente das outras, às vezes caótica e dificil de entender; mas ela te captura, e, de verdade, nunca vai sair do seu coração!

Italianonline Escola de Língua Italiana
info@aulasitalianonline.com.br