Comer na Itália

Comer na Itália

Colazione, pranzo, cena, primo, secondo, contorno, dolce…

É muita palavra para decorar, e cada palavra descreve sempre algo muito importante e saboroso!

O post de hoje é um pequeno guia para se orientar dentro do maravilhoso universo gastronômico italiano: não falaremos dos pratos principais (por enquanto, pelo menos!) mas dos costumes dos italianos na hora de comer, aliás, de mangiare.

Mangiare na Itália

O ritual da refeição na Itália é fundamental para qualquer italiano, tanto para comer quanto para passar tempo juntos. As famílias italianas dão muita importância a isso, e por tradição se reúnem especialmente no almoço de domingo e em ocasiões especiais como páscoa, natal, casamentos e aniversários. Durante esses momentos a família toda é chamada a passar horas comendo, naquela que se torna uma refeição muito mais elaborada do que uma normal do dia a dia.

Se você for para Itália, esqueça o conceito de fast food! A itália é o templo do slow food: comer devagar, saborear tudo, e aproveitar deste tempo, para bater um bom papo e curtir a companhia dos amigos e da família.

Vamos agora examinar, uma por uma, as principais refeições!

 

Café da manhã: a colazione

O típico café da manhã italiano é muito mais doce que salgado. O clássico dos clássicos é o cappuccino e cornetto, tomado às vezes sentado ou em pé, no próprio bar favorito. 

Têm cornetto de todos os tipos, sabores e recheios! Com chocolate, nutella, creme, geleia, frutas, mel, nozes…

Em hotéis, bares e lugares turísticos é possível encontrar também outras opções, como sucos, frutas, pães e salgados. Apesar da importância que todos sabemos que o café da manhã tem, os italianos não costumam dedicar muito tempo a essa refeição.

 

Meio dia, a hora do pranzo

O almoço é com certeza o momento mais importante na vida de um italiano! Um almoço completo consiste de um pequeno antipasto (uma entrada), um primo piatto (um prato de macarrão ou um risoto) e um secondo (uma carne ou um peixe). Muitos restaurantes oferecem o menu del giorno, com esses três pratos em sequência, acompanhados por água e vinho. Você poderá escolher entre duas ou três opções por cada portata (assim que chama o prato que será servido para você, seja antipasto, primo ou secondo), e finalizar o seu almoço com um bom café espresso. Os italianos não misturam macarrão com carne, arroz e feijão, tá? Nada te impede de fazer esse pedido mas…o garçom vai achar isso muito, muito estranho.

 

La cena, o jantar italiano

O jantar italiano costuma ser mais leve que o almoço, e muitas vezes não inclui macarrão. Um típico jantar italiano é uma carne ou um peixe, acompanhado por vários contorni, que podem ser uma salada, batatas, legumes cozidos ou crus. 

Faz exceção a pizzatodo italiano sai para comer uma pizza uma vez por semana, e todo italiano come uma pizza inteira, sozinho (e alguns comem até mais!).

Uma outra particularidade da Itália, e da dieta mediterranea, é comer sempre frutas e legumes típicos da estação: a variação climática é muito grande, e os legumes do inverno são totalmente diferentes dos legumes do verão. Também o horário do jantar pode variar, dependendo da estação: no verão, quando o sol se põe depois dàs 20h, os italianos jantam às 20-21h, enquanto no inverno um pouco antes.

 

E fora das principais refeições?

Mas, quando bate aquela vontade de comer alguma coisa, e não está na hora de almoçar ou de jantar? Existem muitas opções, que também dependem da região na qual você está. Na Itália toda existe pizza al taglio, na Sicilia, se pode encontrar um arancino (ou arancina), na Romagna, piadina e crescioni, na Emilia, tigelle e crescentine, na Toscana, cecina, panini… E, durante o verão e nos dias de sol, com certeza a melhor opção é um gelato ou uma granita!

Muito bem, agora peço licença mas escrever esse texto me deu muita fome, e minha nonna já está chamando: o almoço está pronto! Buon appetito!

Italianonline Escola de Língua Italiana
info@aulasitalianonline.com.br