Firenze: o berço do Renascimento

Firenze: o berço do Renascimento

Eu já te conheço! Se você foi parar aqui no nosso blog é porquê você tem um sonho, e eu sei exatamente qual é. Começa com o I de Inesquecível, continua com o T de Toscana, o A de …”Ainda não entendeu?”… Advinhei? Seu sonho e a Itália! E não é por acaso que a segunda letra desse sonho é o T de Toscana. Quando for realizar esse sonho, a Toscana deverá absolutamente fazer parte dele, como deve fazer parte dele a capital dessa região, Firenze!

Todo ano milhões de pessoas visitam o “berço do Renascimento”, essa cidade da Toscana que, durante uma longa época, foi o centro cultural e artístico da Europa e do mundo inteiro…Para todos os maiores artistas do Renascimento era simbolo de glória e orgulho deixar algo de própria criação nessa cidade.

Nome Firenze
Região Toscana
Número abitantes 382 929
Apelido Culla del Rinascimento – O berço do Renascimento
Nome abitantes Fiorentini
Padroeiro da cidade San Giovanni Battista
Dia de comemoração 24 giugno

 

Te deixei com um pouco de curiosidade? Vou ser sincero com você…tem coisas que as palavras não podem descrever: andar pelas ruas onde o Michelangelo, o Leonardo e o Dante cresceram é uma experiência incrível!

Em Firenze temos praticamente tudo: monumentos e uma arquitetura que não tem iguais no mundo, museus e obras de arte únicas que todo o planeta inveja, uma comida SEN-SA-CIO-NAL, e, só porque não queremos que nada faça falta, um povo super simpático e acolhedor. Não apenas isso: Firenze, que fica no centro da Toscana, é um ponto de partida perfeito para ter acesso a essa região maravilhosa, e conhecer outras cidades como Siena, San Gimignano, Pisa, Lucca, e a vale do Chianti. É na Toscana que você pode respirar aquele “ar” cheio de história e magia que só quem passou pelo menos um dia nesta cidade conhece de verdade.

Você precisa conhecer

“Mas me conta, de onde que eu começo?”

Calma, calma: estou aqui para te ajudar! Quer um conselho? Reserve bastante dias à sua viagem na Toscana! Nunca vão ser suficientes, mas nunca vão ser demais. E, pra começar, aqui os três lugares onde você pode começar a sua experiência Fiorentina.

  • Piazza del Duomo: esse é o verdadeiro coração da cidade! A grande praça dominada pelo Duomo, com a famosa cúpula construida por Brunelleschi, e pelo Battistero: duas construções que viraram o símbolo de Firenze. A construção do Duomo demorou quase duzentos anos! E, sim, nós temos o privilegio de poder admirar essa beleza, a terceira maior igreja do mundo. Uma dica? A fila para entrar é uma grande prova de paciência: o conselho é de ir de manhã bem cedo. Os horários de visita mudam dependendo da época do ano, e o valor do pacote Duomo+Cupola+Battistero é de 15 euros. Para visitar a cúpula é necessário fazer a reserva e…se preparar a enfrentar 463 degraus!
  • Ponte Vecchio: é ele, o lugar mais sugestivo e romántico da cidade. A ponte mais antiga de Firenze, que atravessa o rio Arno e oferece uma vista maravilhosa e inesquecível. Podem levar o próprio companheiro/companheira, mas com cuidado! Em cima da ponte tem as antigas, famosas e carissimas lojas de ourives…  Alerta: pedidos de casamento muito frequentes!
  • Galleria degli Uffizi: quem nunca ouvi falar dos famosos Uffizi? É um prédio histórico que abriga um dos mais famosos museus do mundo, com a maior coleção existente de obras do Renascimento. Reservem pelo menos uma tarde inteira para visitar essa enorme exposição! Fica aberto de terça a domingo, dàs 8:15 às 18:50, e o ingresso é de 16,75 euros.

 

Pra comer rezando

Senta, precisamos convers…não! Precisamos comer! A Toscana é provavelmente um dos lugare mais conhecidos no mundo inteiro pela qualidade e variedade de comida e vinhos. Como não falar da bistecca alla fiorentina, das pappardelle al cinghiale, às carnes, os salumi, os queijos (melhor, formaggi), o especial pane toscano, sem esquecer do vinho Chianti?

Como falam os italianos “pancia mia fatti capanna!” (Quem sabe traduzir esse ditado? Escreva aqui nos comentários!)

Onde e quanto:

    • 10-25 euroTrattoria da Giorgio, via Palazzuolo 100R

 

    • 20-40 euro: I’ Brindellone, Piazza Piattellina 10-11/r

 

    • acima de 50 euro: Il Palagio, Borgo Pinti 99

 

 

Isso é tudo? Não! Isso é apenas o começo. Deixe a cidade te mostrar as próprias belezas e os próprios segredos. As ruas de Firenze assistiram a séculos e séculos de história, grandes personagens, e milhões de pessoas que dentro desse ambiente nasceram, cresceram, se apaixonaram…

Entre essas tem uma personagem bem especial: a própria lingua italiana! Você sabia que a lingua italiana é principalmente baseada no dialeto toscano de Firenze? Tudo isso principalmente graças a um narigudo italiano bem famoso, o Dante Alighieri. Provavelmente o mais importante escritor, intelectual e poeta italiano de sempre. Italiano, toscano, e fiorentino, obviamente!

Italianonline Escola de Língua Italiana
info@aulasitalianonline.com.br