“Uovo”: o plural em “a”

“Uovo”: o plural em “a”

Uovo: um transexual italiano.


Como assim? Já podemos imaginar a razoável objeção de nossos leitores: este não é um transexual: é um ovo! E, num sentido geral, não podemos deixar de concordar com esta posição. Todavia, o dicionário define a transexualidade pela “tendência a se identificar com o gênero diferente do de origem”. Este ovo, se for italiano, mostra claramente esta tendência na situação identificada na imagem seguinte:

 

 

Está na hora, antes que o leitor fique irritado, de revelar que estamos falando apenas de uma caraterística gramatical, muito especial, que tem a palavra “uovo” em italiano. Uovo, termo que indica um único ovo, é masculino. “L’uovo”, “un uovo” .  Mas no plural acontece uma transformação no mínimo bizarra: para começar, a palavra uovo ganha uma terminação em –a que normalmente não define palavras plurais.

Un uovo:  delle uova, alcune uova, due uova, tre uova, un milione di uova!

 

 

E, o que mais é inexplicável, ao plural acontece a ‘mudança de sexo’ da qual falamos inicialmente: o que era no singular uma palavra masculina, torna-se feminina no plural.

 L’uovo (masculino) , le uova (feminino)

 E para concluir, o “uovo” não está sozinho nesta sua caraterística especial: há uma verdadeira comunidade! Aí encontramos, com o mesmo funcionamento, as palavras “lenzuolo” (lençol), “braccio” (braço), “dito” (dedo), “grido” (grito) e varias outras. Está tudo claro? E então, me diga,  qual é o plural correto de “il ginocchio” (o joelho)?

 

Italianonline Escola de Língua Italiana
info@aulasitalianonline.com.br