Outra pequena aula de italiano. Mas desta vez não é minha…

Outra pequena aula de italiano. Mas desta vez não é minha…

Ter um blog permite, entre outras coisas, de encontrar pessoas simpáticas e interessantes. Allan pertence a esta categoria. O blog dele, Carta da Itália, fala do meu pais de origem de um jeito sempre original, agradável e inteligente. Nossos blogs são quase simétricos, quer dizer: os dois falam da Itália, mas enquanto aqui tem o ponto de vista de um italiano que mora no Brasil e olha de longe para seu país, lá se trata de um brasileiro que mora na Itália e descreve, de perto, um país para ele estrangeiro. Espero de ter um dia a possibilidade de conhecer pessoalmente o Allan, e aconselho todas as pessoas interessadas no “mundo italiano” a se unir ao numeroso grupo de leitores de Carta da Itália.

Hoje estou falando do Allan porque ele nestes dias escreveu uma  explicação sobre o trattamento di cortesia, ou seja, sobre como devemos, em italiano, falar para alguém nas situações que requerem uma maior formalidade, por exemplo relacionando-se com um oficial público ou com uma pessoa desconhecida e/ou mais velha. Em outras palavras, se trata do uso do Lei, como alternativa ao Tu. Bom, mas agora não vou falar mais nada: Allan explica tudo muito bem, com grande sensibilidade em relação às dificuldades que os brasileiros poderiam encontrar estudando este assunto, aqui.

post scriptum: minha amada esposa está viajando. Entre tantas coisas que faltam na minha vida quando ela não está, encontra-se a possibilidade de ter ao meu lado uma paciente e competente revisora de textos em português. Desta vez ninguém fez este trabalho para mim. Peço desculpa pelas imperfeições e os erros que muito provavelmente eu coloquei neste texto.
Marco De Liso
italianonline

Italianonline Escola de Língua Italiana
info@aulasitalianonline.com.br