La famiglia di Italianonline

Italianonline é uma escola sem paredes, sem chão, sem sala de aula. Mas tem professores. Eles, as pessoas, a unidade que criamos dentro do nosso trabalhar juntos, são Italianonline. Pessoas reais, que vivem com intensidade a maravilhosa missão de promover a cultura italiana no Brasil. Pessoas acolhedoras, extremamente preparadas para te acompanhar dentro da beleza da Itália e de sua língua, até chegarmos juntos a alcançar plenamente seu objetivo. Parlare e capire l’italiano.

Alberto

Nasci em Passons, uma pequena cidade de 3000 almas, perto de Udine, Nordeste da Itália. Udine é pequena e muito bonita e fica perto dos Alpes. Moro no Brasil desde 2006, e depois alguns anos em Recife e em Minas Gerais me enraizei em Concórdia, no interior do estado de Santa Catarina. Gosto de respirar a natureza, ir de bicicleta e jogar futebol, atividade que me proporcionou muitas amizades aqui no Brasil! Italianonline é para mim uma iniciativa que liga a internet com o ensino da língua italiana. O legal é que atrás da tecnologia estão pessoas normais, simpáticas, que ensinam de uma forma diferente e rica. Eu gosto de ensinar, especialmente quando vejo a paixão com que os estudantes se aproximam de uma língua que é uma verdadeira ‘ponte’ para uma cultura fascinante e complexa como a italiana.

Nas minhas aulas me esforço de fazer com que cada palavra, frase, conceito esteja totalmente esclarecido e gosto de resolver todas as dúvidas antes de prosseguir!

Alessandra

Minha cidade é Pádua, ainda a considero minha verdadeira casa. Segundo um ditado é a cidade dos “três sem”: o café sem portas, o gramado sem grama e o Santo sem nome. Agora, depois de me formar em letras e em antropologia, estou frequentando o curso de doutorado no Instituto de Medicina Social de Rio de Janeiro. Gosto de dar aula para alunos que vivem longe um do outro, para conhecer realidades diferentes, e considero também uma vantagem para eles de ter mais que um professor, porque cada um de nos tem sua própria história e isso torna cada aula única. Meu maior prazer é compartilhar nossa cultura, tradições, além dos estereótipos, apresentando para nossos alunos os costumes, a comida, a música, a literatura e, porque não, a política italiana também.

Quero que nossos alunos, no final dos cursos, tenham a sensação de ter realmente conhecido, anulando as distâncias, um pouco do meu país.
Christian copy

Christian

Nasci em Milão, cidade viva e cosmopolita da qual gosto muito, sem esquecer todavia de minhas raízes do Sul da Itália. Já rodei um pouco de mundo por razões de estudo ou de trabalho (Canada, Espanha, China, Taiwan, Estados Unidos, e por fim o Brasil…). Além de ensinar italiano escrevo para duas revistas, trabalho como interprete e tradutor, e administro, com minha esposa, nossa loja de ótica. Adoro ensinar com Italianonline, uma escola dinâmica, moderna e com professores altamente competentes. Ensinar italiano significa para mim manter a ligação com meu país, compartilhando com meus alunos a bagagem cultural que formei nos anos e sempre aprendendo também algo com eles, em um clima de troca de interesses e curiosidades.

Meu ponto de força é a personalização de cada hora de aula, respeitando os interesses dos estudantes: quero muito apresentar para eles a beleza italiana atual, seja cultural, literária, arquitetônica, política, gastronômica...

Claudia

Venho de Ancona, uma cidade do centro da Itália, que até hoje é em absoluto o meu porto seguro. Toda vez que volto do Brasil, passo um bom tempo lá para recarregar as energias e claro…aproveitar a ótima comida preparada pela mamma e pela nonna. Atualmente moro em Curitiba e além de dar aulas de italiano, trabalho como designer de móveis. O que mais gosto da plataforma de Italianonline é a interação que se cria; você pode ensinar a alunos que se encontram a centenas de quilômetros, mas com a sensação de que o mesmo estivesse ao teu lado. A distância é como anulada. Gosto de estar repassando um conhecimento meu a outra pessoa, e fazer com que esta tenha o prazer em conhecer e a curiosidade de aprender cada vez mais. A aula não é restrita somente ao ensino do idioma mas representa um verdadeiro momento de troca entre aluno e professor.

Antes de qualquer coisa, é oportuno que o aluno se sinta bem e a vontade durante as aulas, portanto tento conversar bastante e fazer com que ele sinta o mais a vontade possível para fazer perguntas e esclarecer dúvidas.
Fabio gatto bue copy

Fabio

Meu nome é Fabio,  sou professor de Italianonline desde 2014.

Nasci numa pequena cidade no centro-norte da Itália: Santarcangelo di Romagna. Este lugar é a minha verdadeira casa, minha origem, minha família! A região tem roça, mar, cidades lindas, um grande espírito acolhedor e uma comida maravilhosa! Passei toda a minha infância e adolescência em Santarcangelo, e mudei só com 19 anos, para fazer faculdade de Filosófia em Bologna…e me apaixonei também por essa cidade!  Bologna é  incrível, cheia de vida, atividades interessantes, cultura e pessoas.

Em 2012 tive a oportunidade de vir ao Brasil e coloquei um terceiro lugar na minha lista de favoritos… agora minha vida se divide entre Belo Horizonte e as minhas cidades na Itália.

Adoro valorizar a riqueza das diferenças: aprender um novo idioma é uma grande oportunidade para se abrir a um novo mundo!
03_4

Francesca

Nasci em Verona, mas me sinto ligada a Bolonha, onde fiz faculdade e morei durante vários anos; agora estou morando no Brasil, Ilha de Itaparica, BA. Além de ensinar italiano dedico minha vida a um pequeno ser alto menos que um metro que chamo de ‘minha filha’! Gosto de ensinar com Italianonline porque se trata de uma verdadeira escola: ótima organização dos professores, dos horários, dos materiais didáticos e um percurso comum de aprendizagem que permite aos alunos de se confrontarem e até se relacionar entre si durante as aulas compartilhadas. Gosto da sensação de anular as distâncias e conhecer pessoas em todo canto do planeta. Especialmente, gosto da língua italiana, aliás, de todas as línguas, porque elas são o espelho dos povos que as falam. Falando de palavras, músicas, festas, pratos típicos, consigo entender cada vez melhor até minha própria cultura, assim como os alunos me descrevem –sempre em italiano!- muitos aspectos da cultura brasileira.

Meus pontos de força são o bom conhecimento do português, que me permite de entender melhor as dificuldades de meus alunos e... o fato de ser simpaticíssima!
Sem nome

Paola

Olá o meu nome é Paola, e depois de ter aulas conosco aprenderás que se pronuncia Páola, ou seja, tem que dizê-lo como se tivesse acento no A e não no O.
Atualmente vivo em Lisboa mas sou italiana, de Pontedera, uma cidade pequena perto da mais conhecida Pisa, na maravilhosa Toscana. Sou professora de italiano há muitos anos, e gosto muito do meu trabalho. Graças a Italianonline posso conhecer pessoas que vêm de todo o Brasil; cada vez que dou uma aula sinto que estou viajando junto com elas para Itália, através da língua e da cultura que ‘ensino’, ou como prefiro dizer, que transmito. Contudo, esta viagem é uma partilha, porque em cada aula, consigo viajar através do Brasil também, graças à vivência com os meus alunos.

É uma grande satisfação quando alunos principiantes conseguem expressar-se autonomamente em italiano. O que mais desejo apresentar aos meus estudantes é a riqueza e a variedade cultural e linguística que a Itália tem. Itália é linda!

Stella

Uma viagem de mil milhas, começa dando o primeiro passo. Não sei quantos passos foram dados desde Cavallino-Treporti, a linda península entre o Mar Adriatico e a Lagoa de Veneza que eu chamo de casa. Durante os anos universitários em Veneza – a cidade mais linda do mundo – aprendi o espirito aventureiro dos exploradores e dos mercantes. Parti para descobrir Shanghai e Bangkok, “Venezas do Oriente”. Depois o vento Mistral me levou embora. Cheguei no Rio de Janeiro, onde continuo meus estudos culturais e linguísticos, e trabalho como tradutora e interprete especializada.
De Italianonline admiro os materiais didáticos completos e ricos, os professores capacitados e dedicados, a praticidade e modernidade dos métodos de comunicação e dos instrumentos usados no ensino. Ensinar a minha língua materna me faz valorizar a minha cultura e lembrar de minhas raízes. Gosto de pensar que, para meus alunos e minhas alunas, cada aula seja um passo adiante em direção à Itália.

Mesmo nas palavras mais simples busco aprofundar as explicações, mostrando exemplos e modos de dizer, para ajudar @s alun@s a enriquecer seu vocabulário e estimular a paixão pela língua italiana.

Vem fazer uma aula gratuita com a gente!