Vasco Rossi: uma estrela do Rock italiano

Vasco Rossi: uma estrela do Rock italiano

Temos varias razões para apresentar hoje Vasco Rossi, um dos mais famosos cantores pop-rock da música italiana dos últimos trinta anos. A primeira é que ele acaba de comemorar o aniversário (foi dia 7 de Fevereiro, e foram 59 velinhas); a segunda, que se trata de um ícone da cultura popular italiana, um daqueles personagens que não tem quem não conheça: não há italiano que não tenha escutado pelo menos uma vez músicas como Albachiara, Vita  spericolata o Siamo solo noi. Mas de outro lado Vasco nunca obteve, talvez por não ter procurado, algum sucesso internacional, e no Brasil especialmente é praticamente desconhecido: um motivo a mais para apresentá-lo aos leitores deste blog. Afinal de contas, nunca gostei de falar de coisas obvias.

A carreira

Filho de um caminhoneiro, adolescente tímido que com 13 anos ganhou um concurso para jovens cantores chamado O Rouxinol de Ouro, DJ e apresentador pelas rádios independentes na década de 70, estudante de economia e depois de pedagogia, Vasco passou a vida toda na região italiana de Emilia Romagna, pátria indiscutível das lasanhas e do molho à bolonhesa, mas famosa também pelas mulheres formosas, que o diretor Federico Fellini representou em seus filmes e, o que aqui nos interessa, por ser o berço da musica Rock independente em língua italiana. Chegou ao sucesso com quase 30 anos; a trajetória artística de Vasco não tem, para sermos sinceros, nada de revolucionário: sua música está nos trilhos de um pop-rock tradicional, os textos são mediamente provocatórios, a sua biografia inclui aqueles probleminhas de dependência química que muitos rock-stars já tiveram, e que nele felizmente foram superados junto com a crise dos 40. Ele tem todavia um público extremamente apaixonado e fiel, que conquistou, eu acredito, principalmente pelas grandes capacidades interpretativas e pela voz, cheia de energia e perfeitamente adequada ao estilo musical.

Eh… già

Em ocasião do seu aniversario, Vasco quis dar de presente aos fãs uma anteprima do próximo álbum: um vídeo de uma música chamada Eh… già. Essa é a terceira e mais importante razão que nos convenceu a escrever sobre ele hoje. Porque o vídeo é, de fato, extraordinário. Não pelos efeitos especiais, muito pelo contrario: nele Vasco Rossi se apresenta com uma naturalidade inesperada, uma atitude de pessoa “normal”, mostrando, sem disfarçar, sua barriga redonda e uma cabeça careca que até hoje sempre tinha ficado escondida embaixo de vários tipos de bonés. O que aparece no vídeo é um homem perto da velhice, sereno consigo mesmo e sem nenhuma intenção de parecer algo de diferente de como ele é. Os fãs ficaram desconcertados. Vamos à parte lingüística: Eh… già é uma exclamação típica da língua italiana, poderíamos talvez traduzi-la como “é assim mesmo”, mas de fato expressa algo como uma leve maravilha frente a um fato do qual se reconhece, com filosofia, a inevitabilidade. Sempre é acompanhada por um gesto da cabeça, que anui enquanto as sobrancelhas arqueam-se convidando a uma consciência comum do fato que as coisas são assim mesmo, e que o melhor é aceitá-las e tentar não ser atingido demais. É uma exclamação indispensável nas conversas de elevador:

– Esta chuva
(ou calor, frio, vento, qualquer coisa)! Toda culpa das mudanças climáticas!
– Eh… già!


– Os políticos prometem antes das eleições, depois desaparecem!
– Eh… già!

Já estão entendendo que esta música aparece às antípodas de qualquer atitude rebelde. Vasco chega a dizer (a tradução é minha)

Eh… già
parecia o fim do mundo
mas eu ainda estou aqui
e não tem nada que não vai
e não tem nada para mudar

Nada para mudar: uma declaração de conservadorismo inesperada de um cantor que já foi censurado na rádio e odiado pelos bem-pensantes que não deixavam os filhos escutarem seus discos! Mas tem momentos em que o velho lobo reaparece, como quando , no refrão, o artista declara: ao diabo não se vende: se dá de presente! (al diavolo non si vende, si regala!)
Buon compleanno, Vasco!

Marco De Liso
italianonline

Italianonline Escola de Língua Italiana
info@aulasitalianonline.com.br