O adjetivo “Bello”

L’Italia è bella. Le città italiane sono belle. Anche molti ragazzi e ragazze italiani sono belli!

Até aqui, todo mundo concorda. O adjetivo ‘bello’, um dos mais conhecidos e famosos da língua italiana, não parece apresentar dificuldades.  Esta palavra, inclusive, tornou-se realmente internacional, e é muito usada no Brasil, por exemplo no nome de inúmeras lojas.

fabio cannavaroContudo, quem está aprendendo italiano muito facilmente cai em uma armadilha, e usa bello  de forma errada. Observe  este frase:

Fabio è un bello ragazzo

Todo mundo vai entender imediatamente que quem está pronunciando esta frase é apenas um principiante do estudo da língua italiana! O erro não reside  naturalmente em Fabio, que com certeza será um rapaz simpático e bonito. O problema é a forma do adjetivo. O certo é

Fabio è un bel ragazzo

Mas vamos moltiplicar as belezas italianas. Convidamos Alberto, e tentamos elogiar os dois:

Fabio e Alberto sono belli ragazzi

Aqui vai outro erro quase imperdoável. De verdade, temos que dizer que

Fabio e Alberto sono bei ragazzi

Então, temos que falar sempre bel  no singular masculino, e bei  no plural? Não. Porque uma pessoa que for assistir uma opera lírica  no teatro La Scala  de Milão, no dia seguinte, para dizer a frase “ontem assisti um belo espetáculo” terá que falar assim:

Ieri ho visto un bello spettacolo

botão do meio do post 4

E aqueles turistas que foram para Suiça de ferias, o que compraram? Belos relógios?

bell'orologioHanno comprato dei begli orologi

Temos que parar antes que a dor de cabeça se torne insuportável, e esclarecer a questão uma vez por todas. O adjetivo bello, quando acompanha substantivos masculinos, apresenta formas variáveis, que dependem das primeiras letras da palavra imediatamente sucessiva.

Frente a uma consoante, normalmente teremos  no singular ‘bel’ e no plural ‘bei’: il bel ragazzo, i bei  libri, il bel tramonto, i bei film

A forma bello, com plural begli, aparece antes de palavras que começam com ‘z’ e com a letra ‘s’ seguida por consoante: un bello spettacolo, i begli zaini.

Último caso, frente a uma vogal no singular masculino será ‘bell’’, com apostrofe, novamente ‘begli’ no plural.

  SINGULAR PLURAL
antes de consoante BEL BEI
antes de s+consoante, z BELLO BEGLI
antes de vogal BELL BEGLI

Não tem nada melhor que verificar seus conhecimentos com um exercício original! Preencha os espaços vazios com as respostas corretas. Deixe seu nome e e-mail para conferir seus resultados e as respostas corretas. Sua inscrição à nossa newsletter poderá ser cancelada em qualquer momento.

Ditado C e G

Clique no player e escreva as dez palavras. Este ditado é útil para entender a forma correta de utilizar e pronunciar as consoantes “C” e “G” em italiano. Deixe seu nome e endereço e-mail para visualizar seus resultados e as respostas corretas e entrar na comunidade de Italianonline!