Italianonline-Il blog

Italianonline -Il Blog é antes de tudo um ponto de vista sobre a Itália e sobre a língua e a cultura italianas.

Nasce como uma extensão do site de italianonline, escola de língua italiana, e tem o intento de oferecer de um lado algumas ferramentas para quem está estudando italiano, de outro, e talvez principalmente, uma interface com a atualidade cultural, inguistica e política de um pais complexo como a Itália.

O ponto de vista é, brevemente, o meu: o de Marco De Liso, professor de italiano, italiano Marco Italianonlinenatione, non moribus (de nascimento e não de costumes), como falava de si mesmo, em relação a sua cidade natal, Firenze, um grande italiano como Dante Alighieri.

Sobre a língua deste blog: como talvez já tenham reparado, tudo está escrito em português, e com certeza já encontraram varios erros ou expressões inexátas, ou pelo menos esquisitas. Isso reflete a minha capacidade atual, muito longe da perfeição que eu desejaria, de falar e sobretudo escrever em português. Um blog exige uma atualização constante e rápida, e qualquer forma de revisão completa dos textos seria simplesmente inviável. Pensando no problema, optei pela sinceridade: este é o meu jeito presente de falar, tenham paciência e me desculpem, se podem: prometo que me esforçarei para melhorar!

Sobre o conteudo não dá para falar, porque ao momento ainda não foi escrito! De fato, não posso saber o que de verdade este blog vai ser, se vai ser mesmo alguma coisa: espero, esta e a pequena e grande ambição, que possa se tornar um lugar de encontro. Um encontro entre pessoas interessadas ao meu pais, às suas belezas , que são muitas, como às suas incoerências e contradições, que também não são poucas. O resto, vamos encontrar no caminho.

Buona Italia a tutti!