Prego!

Prego!

Há sem dúvidas palavras que despertam, mais do que outras, a curiosidade de quem está aprendendo um idioma estrangeiro. Prego é uma palavra que os italianos falam em muitas ocasiões. Muitos alunos de nossa escola de italiano on-line querem saber o que significa prego, e porque os italianos falam tanto: prego!

Prego, é bom saber, não tem nada a ver com parafusos, nem com bricolagem. Prego é, primeiramente, o que se fala respondendo aos agradecimentos de alguém.

– Grazie!
– Prego!

Existem outras respostas possíveis para o “grazie!”: di niente (de nada), non c’è di che (não tem de que), figurati (imagine)!
Mas o “prego” é a mais comum.
Gostou desta explicação? Você está por acaso me agradecendo?

Prego!!

Porém, sempre tem um porém. Usa-se prego também em umas situações totalmente diferentes, para dar uma permissão ou uma autorização para alguém, para atender a um pedido, que seja, ou não, explícito. Vamos ver umas situações reais.
Os hospedes chegam na porta de minha casa; eu abro e falo, sorrindo:

– prego, potete entrare!

Potete entrare você entendeu, certo? Podem entrar. O prego neste caso equivale a “vocês têm minha permissão”; “estão autorizados”.
Quando um aluno quer saber se pode interromper nossa explicação para tirar uma dúvida, nós respondemos “prego!”. Depois disso, o aluno pode perguntar sem medo de parecer mal educado (o que nunca teria acontecido, nós adoramos as dúvidas de nossos alunos).
Enfim, toda vez que alguém esteja aguardando sua licença para fazer ou dizer algo, fale “prego”, e você verá a pessoa começar as atividades, confortada com sua aprovação. Tente, você vai ver: funciona!
Agora que você sabe o que significa prego, individue, neste exercício, onde o “prego” é utilizado de forma errada.

Prego, puoi iniziare l’esercizio!

quer tentar de novo? Clique em “iniciar questionário”!

Italianonline Escola de Língua Italiana
info@aulasitalianonline.com.br